segunda-feira, 26 de setembro de 2016

APRESENTANDO A TERRA

A TERRA: CARACTERÍSTICAS GERAIS.
        A Terra, nosso planeta, localiza-se no sistema solar entre Vênus e Marte. Ela é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto do sistema solar em tamanho.
        No passado, alguns povos pensavam que a terra era plana. Com o avanço da ciência descobriu-se que ela é redonda e, e mais recentemente, por meio de estudos e análises de imagens de satélites artificiais, foi comprovado que é um corpo quase esférico. Nosso planeta é ligeiramente achatado nos polos. Esse formato é denominado geóide.
Na superfície terrestre estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais. Essa superfície é irregular: existem lugares planos e elevados, áreas em regiões mais baixas, montanhas, vales e outras formas.
      A superfície terrestre é constantemente modificada pelos seres humanos, que nela constroem casas, represas, pontes etc., plantam e realizam diversas outras atividades; e também é transformado pela ação dos ventos, das águas e outros elementos da natureza.
O EIXO TERRESTRE
       Assim como a maior parte dos astros do sistema solar, a Terra gira em torno de si mesma. O eixo imaginário ao redor do qual ela gira recebe o nome de eixo terrestre. Ele atravessa dois pontos na superfície da Terra: o Pólo Norte e o Pólo Sul.
O eixo terrestre está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra em torno do Sol
AS ZONAS TÉRMICAS
    Por causa da inclinação do eixo e da forma arredondada da Terra, a luz e o calor do Sol, importantes para o desenvolvimento da vida, não chegam com a mesma intensidade a todos os lugares do planeta.
As áreas próximas do Equador recebem grandes quantidades de calor e são mais iluminadas.
       Nos polos e nas regiões próximas a eles, os raios solares atingem a superfície de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor é menor. Isso explica a formação das calotas de gelo nas proximidades dos polos Norte e Sul e pequena presença de seres humanos nessas regiões. As diferenças de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-la em
       Zonas térmicas. Essa divisão é importante para ajudar a compreender, por exemplo, as diferentes paisagens existentes na Terra
ATIVIDADE
1-  Qual é a localização da terra no sistema solar?
2-  Como é denominado o formato da terra?
3 - Quais os elementos que garantem a existência de vida na terra?
4- Quais os pontos que o eixo terrestre atravessa a terra?
5 - Por que a luz solar não chega a todos os pontos da terra ao mesmo tempo?
6- Quais são os fatores que possibilitam dividir a terra em zonas térmicas?

7- Desenhem o globo terrestre especificando as zonas térmicas da terra 

domingo, 4 de setembro de 2016

A TERRA NO UNIVERSO

A TERRA NO UNIVERSO

  O universo pode ser definido como tudo aquilo que existe. É o conjunto dos astros- estrelas, planetas, satélites naturais, cometas, entre outros- além de espaços vazios que existem entre eles. Esses espaços, embora não contenham ar (atmosfera), em geral contem minúsculas partículas de poeira, chamadas de poeira cósmica. Portanto, é incorreto afirmar que são totalmente vazios. A ciência que estuda o Universo é a astronomia.
Os planetas são astros sem luz própria que giram (gravitam) ao redor de uma estrela. A Terra. Dessa forma, é um planeta porque gira ao redor de uma estrela, o Sol. É dessa estrela que provém à maior parte da luz e do calor que recebemos. Sem o Sol, não haveria vida no planeta, nem água na forma líquida, nem os ventos.
As estrelas são astros luminosos- que possuem luz própria- formados principalmente, por material gasoso (hidrogênio e hélio), com temperaturas elevadíssimas. No interior delas ocorrem frequentes explosões que liberam energia e calor fortíssimos. A temperatura no interior do sol, por exemplo, gira em torno de 20 milhões de graus Celsius.
  O Universo é formado por um número incalculável de estrelas, de diferentes tamanhos e temperaturas. O Sol é considerado de tamanho pequeno, embora existam outras estrelas bem menores do que ele. Há estrelas, chamadas de anãs, que são até 450 vezes menores do que o Sol. Por outro lado, existem outras, chamadas de gigantes, que podem ser até mil vezes maiores do que o Sol.
A temperatura das estrelas está diretamente relacionada à sua cor. Ao contrário do que se imaginam, as mais quentes são azuis. Nessas estrelas, a temperatura na superfície (o interior ou centro é muito mais quente) pode chegar a 50 mil graus Celsius. Já as mais frias são vermelhas, com temperaturas que variam de 3 mil a 4 mil graus Celsius na superfície. O Sol apresenta uma cor intermediária: sua cor é amarela e a temperatura na superfície gira em torno de 5500 graus Celsius
ATIVIDADE
1 - O QUE É O UNIVERSO?
R - É o conjunto dos astros- estrelas, planetas, satélites naturais, cometas, entre outros- além de espaços vazios que existem entre eles.
1 - QUAL A CIÊNCIA QUE ESTUDA O UNIVERSO?
R - Astronomia
3 - PORQUE A TERRA PODE SER CONSIDERADA UM PLANETA?
 R - Porque ela não tem luz própria  gira ao redor de uma estrela o sol.
4 - O QUE SÃO AS ESTRELAS?
R- São astros luminosos- que possuem luz própria
5 - O QUE SÃO PLANETAS?
R- São astros sem luz própria que giram (gravitam) ao redor de uma estrela.
6 - CITE OS NOMES DOS PLANETAS DO NOSSO SISTEMA SOLAR.
                     R - Júpiter, Saturno
7 COMPLETE AS CRUZADAS
01) NOSSO PLANETA 
02) ASTROS LUMINOSOS COM LUZ PRÓPRIA
03) TEMPERATURA DAS ESTRELAS GRAUS
04) PLANETA DO SISTEMA SOLAR 
05) ASTROS SEM LUZ PRÓPRIA
06) MAIOR ESTRELA DO SISTEMA SOLAR